top of page
6 (2).png

CENTRO DIA - APHAS

O Centro Dia é um equipamento de atendimento ao idoso destinado a ofertar o serviço da Proteção Social Especial de Média Complexidade. Realiza atendimento diurno, de convivência grupal, social e comunitária.

O Centro Dia caracteriza-se como um espaço destinado a proporcionar acolhimento, proteção e convivência a idosos cujas famílias não tenham condições de prover esses cuidados durante todo o dia ou parte dele. Visa evitar situações de isolamento social, de risco, de violação de direitos e contribuir com o fortalecimento de vínculos, ampliação das relações sociais, oferecer apoio e orientação aos cuidadores familiares, possibilitar o acesso a outros serviços no território e favorecer a participação social. Tem como finalidade promover a autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida dos participantes. Também visa impactar positivamente na vida familiar e diminuir a sobrecarga dos cuidadores principais, bem como, em alguns casos, a prevenção de que aconteça a institucionalização do idoso em ILPI- Instituição de Longa Permanência (antigos Asilos).

A equipe do Centro Dia é composta por 14 profissionais, coordenadora, cuidadores, auxiliares de limpeza, cozinheiro, auxiliar de cozinha, psicóloga, assistente social, terapeuta ocupacional e educador físico.

O público alvo do Centro Dia são idosos de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 60 anos, em situação de vulnerabilidade ou risco social, na região Central da cidade. Serão inseridos 40 idosos independentes ou com graus de dependência I e II, segundo critérios da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA, 2021). Considera-se também como critérios para inclusão no Centro Dia a situação de vulnerabilidade social e o risco de violação de direitos, tais como: abandono, violência doméstica e isolamento social da pessoa idosa. Quanto às famílias, devem-se levar em consideração as dificuldades para promover os cuidados necessários à pessoa idosa, durante todo o dia ou parte dele.

Este serviço tem o papel de promover o acolhimento, proteção e convivência a pessoas idosas, contribuir para evitar isolamento social, promover ações para socialização e participação na vida comunitária. Tem como dever atuar na manutenção e melhoria da funcionalidade física e cognitiva, prevenção de situações de violência e garantia de direitos. O Centro Dia tem como objetivo promover a intergeracionalidade visando fortalecimento de vínculos familiares, o envolvimento de todos os membros da família no cuidado e possibilitando à pessoa idosa a transmissão do seu legado familiar e cultural. Estimular ações voltadas à pessoa idosa da comunidade com grupos de convivência e oficinas visando a melhoria da qualidade de vida e prevenindo a institucionalização.

bottom of page